Sofrendo? Unhas encravadas, dicas de como cuidar e prevenir esse mal terrível.


Expert explica quais são as principais causas das unhas encravadas e o que fazer para evitar esse problema

Se tem uma coisa que incomoda – e muito – são as unhas encravadas! Se enganam aqueles que pensam que esse problema atinge apenas os pés, os dedos da mão também podem sofrer do mesmo mal se não forem cuidados de maneira adequada.

Muitos são os casos de mulheres que reclamam de unhas encravadas, ou como denominam os podólogos, onicocriptose. Conceição Pimentel, consultora técnica da Esmalteria Nacional, explica tudo sobre o problema e dá dicas para prevenir e resolver essa chata questão.

Em primeiro lugar, é necessário um diagnóstico correto. “Os clientes normalmente chegam à manicure/pedicure reclamando de “uma forte dor no dedo”, e dizendo ser unha encravada. O que muita gente não sabe é que existe diferença entre a unha encravada e a onicofose, um excesso de pele que surge embaixo da unha e no canto do dedo”, explica a expert.

Normalmente, o que mais causa o encravamento é o corte inadequado das unhas, que promove dor e grande desconforto para caminhar ou até mesmo para calçar os sapatos. Mas essa não é, nem de longe, a única causa do problema, que pode ter as mais variadas origens.

Veja quais são as principais causas e como evitar:

Corte inadequado das unhas

Quando se deixa na borda lateral da unha alguma porção aguda da mesma (espícula), o crescimento ou compressão gera o problema.

Calçado errado

Os sapatos deverão ser sempre confortáveis e do tamanho adequado ao pé. Sapatos apertados tanto causam unha encravada quanto agravam sua inflamação devido ao calor e à pressão.

Morfologia ungueal

Quando as unhas apresentam uma curvatura maior do que a normal, tracionam contra o tecido dentro do sulco ungueal. Podem estar muito tempo invaginadas, produzindo dor e, em outros casos desencadeando a fissura do tecido. Podem ser adquiridas, congênitas ou expressão de alguma doença.

Dactilopatias – Morfologia dos dedos

As más formações dos dedos por seu apoio inadequado, tais como Hálux Valgus Pronado, Hálux Flexux, ou Extensus, bordas periungueais exuberantes ou aqueles casos do Hálux mais largo (pé egípcio), são causas da onicopatia.

Esportes

Podopatia muito comum em corredores e ciclistas devido a traumas e pressões nos dedos por esforços repetitivos.

Traumas

Quando existe um ou mais fatores latentes. A ação de um pisão, tropeção ou caída de um objeto pesado pode ser o gatilho desencadeante da onicopatia.

Hiperhidrose

A maceração da epiderme seja por excesso de transpiração ou por pediluvios frequentes permite que a porção de unha se incruste no tecido macio com facilidade.

Unha encravada nos pés.

2wz3emfkj2agowmbm6stcfbsm

9iycnmf1q8m7zv5joed115peu

a2fakgav4l2n9hc0lwnfa69s9

Por posturas de descanso

Quando se dorme de barriga para cima, a pressão das cobertas sobre o extremo distal dos dedos em pacientes que têm diminuída sua sensibilidade (diabéticos), junto a outros fatores, pode ser causa da onicocriptose.

Além da dor que o problema ocasiona, muitos outros problemas podem se originar em decorrência das unhas encravadas, como sérias infecções que podem se agravar ao ponto de prejudicar de maneira drástica a sua saúde e vida social.

Também é importante observar que, devido à dor, a pessoa tende a não apoiar o dedo dolorido no chão, levando-a a apoiar todo o seu peso ao lado contrário, criando assim, uma postura viciosa ou transtornos de marcha visíveis.

É muito importante que o tratamento das unhas encravadas seja realizado com um podólogo, profissional que tem a capacidade de identificar a causa, orientar o paciente quanto ao corte correto da lâmina, remover a espícula para aliviar a dor e fazer curativos até a cicatrização. “Após a cicatrização, inicia-se a o processo de correção do crescimento da unha. Para cada tipo de unha existe um tipo de correção que pode ser feito, como preenchimento com laka, resina acrílica, guta percha ou onicoórteses”, explica Conceição.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

log in

reset password

Back to
log in